Seguidores

Blog Antigo

Blog Antigo
Mulher e mãe:Solteira
8 de fevereiro de 2017
"Você, linda, cheia de amigas, curtindo todas as baladas: sexta à noite um happy hour depois do trabalho, sábado feijoada com samba no almoço, esticando para noite e domingo cinema. Sempre, claro, rodeada de amigas. Seu telefone não para de tocar, sua caixa de e-mail está sempre cheia de mensagens de baladas, programas, jantares, encontros. Amigas, amigas, amigas e amigos.

Quem aí já passou por tudo isso? Levanta a mão.

Certo, aí você se casa e tem um bebê. Ou, nem se casa, mas tem um bebê. Pronto, solidão! Essa cena aí de cima, que era tão comum, simplesmente não existe mais. Seu telefone não toca nunca mais, as amigas de antes desaparecem. Sim, assim, passe de mágicas, de-sa-pa-re-cem. Não há mais baladas, não há mais jantarzinhos, não há mais colo de amiga. Até aquelas, mais próximas, demoram meses para conhecer seu bebê.

Agora, seu mundo é outro. Sua realidade foi alterada. Suas noites não são mais passadas em claro dançando na balada. Agora, você baila no quarto do bebê com ele no colo. Seus almoços não são mais regados à dry martini, mas à muita mamadeira e suquinho natural. Suas noites de festa são nos buffets infantis e não mais nos bares de antes.


 Suas prioridades mudaram e agora outros pontos são importantes para você. Não, isso não é uma reclamação, apenas uma constatação. E, apesar de você se sentir a mais feliz e realizada das pessoas por ter se tornado mãe, você sente falta das suas amigas. Sim, muita falta. Sente saudade, quer colo, gostaria de falar sobre outras coisas que não assuntos maternos, quer dar uma voltinha, mesmo que seja no intervalo entre uma mamada e outra.

Eu passei por isso e, muito provavelmente, você também passou. É natural! Nossa vida muda e nem todos têm a percepção de que o que é importante para nós também possa ser compartilhado. Talvez, para aquela amiga que o importante são as baladas do fim de semana, a academia de todas as noites e o salão de cabeleireiro do sábado à tarde, não faça o menor sentido perder tempo indo à festinha de 1 ano de seu filho, no tão concorrido sabadão. O que é importante para você não faz o menor sentido para ela.

Mas, olhem gente. Isso dói, dói sim. Você se pergunta porque tanta distância, mas depois de muito sofrer eu percebo que isso é natural e faz parte da vida da gente sempre. É tudo muito cíclico. As pessoas mudam, os ciclos se renovam, novas amizades vêm e outras vão. O mundo é circular e os nossos relacionamentos também.

E, se olhar bem profundamente, pode ser que ainda tenham sobrado aquelas que - talvez nem tão perto - mas sempre estarão ali por você. Sim, existe, olhe com atenção! 

E o meu recado hoje é esse, que a gente consiga entender - apesar da dor e da saudade - que a vida é circular mesmo e que pessoas vêm e vão. Quantas novas amizades você não fez depois da maternidade? Só por estarmos aqui já é uma prova! E se olhar bem no fundinho, vai encontrar aquelas que ainda estão ali, prontas para te segurar em qualquer tropeço.

Conte pra mim suas experiências com as amizades. Elas mudaram muito? Fez novas? Compartilhe! 

Um beijo."

13 comentários:

  1. Olá!
    Amei seu texto e concordo em algumas coisas com você. Eu quando me casei, fui morar longe e em outra cidade, deixei meus amigos de infância para trás. Conquistei novos nessa nova etapa da minha vida. Muita coisa realmente mudou, mas os bons e verdadeiros amigos, estes estão sempre ao meu lado.
    Adoro uma frase que diz:" Eu não tenho muitos amigos, mas os que tenho são os melhores que alguém poderia ter."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os melhores amigos e os de verdade, sempre permanecem!!!

      Excluir
  2. Que graça o seu blog! Muito fofo! Ótimos textos e super pertinentes. Muita gente reclama que depois da maternidade as amizades se distanciam... Mas eu acredito que os verdadeiros permaneçam.. E como você mesma disse, quantas novas amizades também não podem surgir depois da maternidade, não é mesmo? O que importa é que, com ou sem amizades, temos que estar felizes e realizadas com nós mesmas. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes as pessoas se distanciam, mas às vezes nós mesmas nos distanciamos.... A correria aumenta, o cansaço, prioridades...

      Excluir
  3. Adorei o texto, muito bom, continue assim ❤

    ResponderExcluir
  4. Minha vida inteira eu sempre tive apenas uma amiga, tô com ela pra tudo! Claro que depois que eu tive bebê algumas coisas mudaram, tipo, não estar frequentemente em festas, sair pra passear, mas sempre que eu posso eu dou uma saidinha pra quebrar a rotina e matar a saudade.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto, na verdade seu blog por completo.
    Ficarei ligadinha em tuuudo.

    Sucesso gatona, :*

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom! Arrasou na postagem! E é sempre bom lembrar que, apesar de existir amigos apenas pra momentos de festa, existem aqueles que estão com a gente pro que der e vier. <3

    ResponderExcluir
  7. adorei o blog. adorei tudo que aborda aqui
    eu tenho uma filha de 3 anos, e sei o quanto é complicado.perdi muitas amizades nessa epoca mas hoje tenho amigos incriveis que estao sempre comigo

    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. é to passando por isso, nenhuma visita, mas é assim a vida segue e o mundo gira...

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre fui muito caseira e com poucas amizades, então não senti tanto esse afastamento. Mas depois que a gente é mamãe tudo muda mesmo, as prioridades são outras. Acho seu texto muito verdadeiro, isso acontece e muito. bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir

Não sai daqui sem deixar seu comentário e o link do seu Blog! Quero retribuir a visita!!

Pesquisar sobre

Sobre Mim

Minha foto
Aos 34 anos, sagitariana com ascendente em capricórnio (discordo, mas fazer o quê?!), do Rio de Janeiro (com louca vontade de morar num lugar tranquilo), estudante de psicologia (mas cheia de problemas de cabeça. rsrrsrsrs), mãe e pai da pequena Bia, de 5 anos. E esse blog fala da nossa trajetória, dos meus sentimentos, minhas muitas lamentações, etc.
Tecnologia do Blogger.
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs